DOIS EVENTOS CULTURAIS. E QUE EVENTOS!! Vermelhos 2018 – música e artes cênicas/1ª FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira

19 de outubro de 2018 Por suindaras 0

Vermelhos 2018 – música e artes cênicas/1ª FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira

          O festival Vermelhos, já em sua 4ª edição, acontece anualmente em Ilha Bela( neste ano foi de 4 a 18 de Agosto), litoral norte do estado de São Paulo;  seu idealizador e promotor maior é Samuel Mac Dowell de Figueiredo o qual, não satisfeito de ter seu recanto a cavaleiro do mar na região sul da ilha de São Sebastião, ou seja, na ilha principal do município arquipélago de Ilha Bela, resolveu e fez construir espaços para apresentação de shows musicais e outros.  Não são espaços quaisquer.

          O primeiro deles, denominado anfiteatro da floresta, tem algo de primitivo em seu paisagismo:  é quase uma grota na qual se montou arquibancada de bom acabamento com um pequeno palco.  Junto banheiros, pequeno bar. Para chegar nele desce-se a ribanceira no meio da mata.  Suas paredes são a própria mata atlântica. Seu teto idem.  Vê-se o mar ao longe;  pássaros e insetos cricrilantes acompanham os artistas que aí se apresentam.

          O segundo espaço é o Teatro de Vermelhos:  belíssima obra imersa na mata;  sua laterais não existem: são as árvores.  Concepção moderna, limpa, em harmonia incontestável com a natureza.

          Já se apresentaram nestes palcos atores da música erudita e da popular brasileira, e da dança, de renome internacional.  Para se ter idéia Samuel Mac Dowell sempre é escudado por nada menos que Zuza Homem de Mello e Cesar Camargo Mariano.  São amigos de longa data. 

          Devido ao tempo que levo para lá chegar, 4 horas de ida e outro tanto, tive de escolher apenas um dia.  Vi o Quarteto Carlos Gomes encabeçado por Claudio Cruz, acompanhado na voz por ninguém menos que Rosana Lamosa;  participação especial do sublime Guinga. Aí, no Anfiteatro da Floresta Leila Pinheiro.  Sim, ela mesma.  Voz já um pouco áspera, não é mais jovem, mas afinadíssima e sempre carismática. Deu um show maravilhoso.  Após, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e Cristian Budu ao piano.

          Perdi, neste ano, de ver John Surman Trio, Quaterna Quartet, Camila Titinger, Marcelo Bratke e Thiago Soares, São Paulo Piano Quartet, Cida Moreira, Olivia e Francis Hime, Fábio Zanon, Orquestra Jovem Tom Jobim, Cesar Camargo Mariano, Ulisses Rocha e outros.

          Possui ainda quiosques para alimentação e, admirável neste nosso Brasil, os banheiros são impecavelmente limpos por uma equipe sempre a postos.

         A promessa é de um mega espetáculo, mais ainda !!, para o ano que vem, comemorando os primeiros 5 anos de sucesso desta loucura cultural. De propósito não entrei em maiores detalhes para deixar a vocês a iniciativa de pesquisar na O site do evento é vermelhos.org.br

          O outro evento desta pauta ocorreu agora de 14 a 16 de Setembro em Santo Antonio do Pinhal – SP, belíssimo município a pouco mais de mil metros de altitude à meio caminho de Campos do Jordão.  O maluco que o idealizou e pôs pra funcionar é Roberto Guimarães.  Criou a FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira.  Foi a primeira e torcemos ardentemente para que se continue ano próximo com a segunda, e que continue.

          A programação foi muito bem bolada com nomes de ponta do meio literário, incluindo virtual, e editorial.  Só prá aperitivo: lá estiveram Milton Hatoum; Plinio Martins Filho, Cecilia Arbolave, Felipe Brandão, Camila Cabete, Felipe Sati, Marcelo Mirisola, João Silvério Trevisan, Ana Maria Gonçalves e muitos, muitos outros de mesmo nível.  Sei que cometo injustiça não os nomeando todos, mas vou velhinho e datilografar me cansa.  Do mesmo modo fica aberto à vocês a possibilidade de pesquisar estes personagens. 

          Houveram atrações para crianças, para interessados em editoração, artes plásticas, quiosque com alimentos produzidos na região, artesanato, etc. O site para maiores informações é flima.net.br

          Com estas dicas só vão perder os próximos  eventos quem quiser, ou não poder, claro.