LITERATURA DE NÃO FICÇÃO SOBRE A NOSSA REGIÃO DO FUNDO DO VALE

14 de outubro de 2019 Por suindaras 0

 Tomei conhecimento, e a li, mais algumas obras sobre a região, especificamente Taubaté, mas não só: Jambeiro, Natividade da Serra, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga, Ubatuba e todo o litoral norte do estado são contempladas nestes volumes; darei breve descrição de cada um, recomendando sua leitura aos estudiosos e aos amantes de nossa história.

     “O SOL DA MANHÃ – memórias de minha família”, escrito, e bem escrito, por JOSÉ EUGENIO GUISARD FERRAZ é o primeiro deles. Como já devem ter adivinhado, a família lembrada é a Guisard. Já tivemos uma boa visão da mesma quando lemos “Felix Guisard, olhando o passado” de Maria Cecília Guisard Audrá, neta do pioneiro retratado. Porém, longe de ser uma repetição, este novo volume lança novas luzes sobre esta família. Prefaciado por José Carlos Sebe Bom Meihy, que dispensa apresentações, refaz toda a trajetória da família, desde a Europa, no Brasil, particularidades de cada um dos componentes, algumas já conhecidas de obras anteriores de outros memorialistas taubateanos, algumas inéditas, tudo relatado numa escrita agradabilíssima. Pena que a grande maioria destas obras não possua índice onomástico, o que muito facilitaria a quem estuda a história regional. Sim, encarece um pouco a obra, mas…

     O outro volume é “OS OLIVEIRA COSTA DE TAUBATÉ”, naturalmente retrata a história desta família de renome em Taubaté e na história pátria. Escrito por Carmo Chagas, encomendado pela família para comemorar o centenário de nascimento de Antonio de Oliveira Costa, “duas vezes prefeito da cidade, deputado estadual, Secretário de Estado em diversas pastas e Ministro do Tribunal de Justiça Militar do Estado. Conta a história deste personagem e de diversos outros ilustres membros desta família e, interessantíssimo, destaca a de diversas mulheres da mesma. Ricamente ilustrado, acrescenta um bocado ao estudo de nossa história. Claro, vale a leitura. Tal qual “O sol da manhã”, interessa não somente a Taubaté mas a toda a região.

     Importante relatar e destacar a presença de, na Livraria Nobel de Taubaté, uma prateleira dedicada aos autores da região, com várias obras mui interessantes. Indaguei o porque a também excelente livraria Leitura, ainda em Taubaté, não segue o exemplo; não tenho resposta.